Powered By Blogger

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Maria Valéria, nas Panelas

Quem disse que ela só entende de bactérias?

Olá meus assíduos leitores, hoje vou homenagear minha querida professora de Biologia Maria Valéria Soccio Lang, que me leciona desde o primeiro ano do Ensino Médio (eu ia escrever o quanto ela é uma excelente professora, porém, não quero que pareça puxa-saquismo). Me lembro como se fosse hoje, o extremo fiasco que ela e a Profª Simone passaram com um carro parecido com o da diretora e alguma maldade característica da amizade e uma frase do tipo: “Valéria, aquele não é o Hélio?” HA. Em outras palavras, nos divertimos muito.

Bom, o quanto é delicioso nos sentarmos para saborear um doce que contenha algum cereal como amendoim, nozes, ou avelã, chocolate com avelãs, ou chocolate com amendoims, em outras palavras, os cereais dão um gosto esplêndido às sobremesas.

Há algumas noites atrás, enquanto conversávamos sobre o meu pequeno problema com a glicose, a Profª Maria Valéria e eu assistíamos um vídeo de rosca francesa de morango, no gnt.com.br, e então começamos a conversar sobre algumas sobremesas caseiras, e, uma colega minha pediu pra Profª Maria Valéria (creio eu que pela nonagésima vez)se ela já havia provado Strogonoff de Morangos (Receio que ela tem tanta vontade de recitar a receita que nos pergunta praticamente toda noite se já provamos Strogonoff de Morangos), e para minha surpresa, ela respondeu: “Não, só Strogonoff de Nozes”.

Eu fiquei de boca aberta (Tipo “AAAAWW”) e disse: “Prof. me ensina please Smiley mostrando a língua

STROGONOFF DE NOZESimage

INGREDIENTES:

2 LATAS de leite condensado

2 Caixas de creme de leite

800g de Nozes finamente picadas.

Método de Preparo:

1- Coloque as latas ( é imagerealmente necessário que sejam latas) de leite condensado em uma panela de água fervente, e deixe que cozinhem por pressão por pelo menos 50 minutos. Uma vez frias, despeje-as na tigela da batedeira.

2- Acrescente ao leite condensado cozido as caixas de creme de leite e ligue a batedeira em velcidade média até que a mistura fique homogênea e lisa (cerca de 5min.)

3- Acrescente as nozes e ligue em velocidade baixa apenas para misturar as nozes.

4-Disponha a mistura em um refratário e leve a geladeira por pelo menos 2h ou deixe descançar por toda noite.

5- Coloque colheradas elegantes nos pratos para servir e acompanhe com um poco de creme de leite fresco batido e coloque uma castanha de noz inteira para decorar.image

É uma sobremesa realmente gostosa e extremamente doce, minha deficiência glicolítica me permite comer apenas umas três colheradas. É também muito fácil de se preparar e muito rápida, Como você percebe, não é necessária nenhum equipamento difícil, não é Rúbia?

Obrigado Profª Maria Valéria por compartilhar suas receitas comigo, e por intérmedio do meu blog, poder passá-la para vocês.

Espero que tenham gostado e lembrem-se, quando se trata de paladar, eu, Calandro Lopes entendo muito bem.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

De “Kitchen Craftin’” para “Taste It”

Olá leitores, em poucas palavras, decidi que o nome Kitchen Craftin’ se tornou um nome um tanto inadequado, em decisão unânime, de meus amigos e Professora Dayha do SENAIsc. decidi que mudaria o nome do blog.

De hoje em diante, o Kitchen Craftin’ não mais existe e em seu lugar se instala o “Taste It”

http://tasteitcuisine.blogspot.com

domingo, 21 de agosto de 2011

Cozinhe Ouvindo Música

Olá meus queridos e ávidos leitores, hoje vou misturar duas coisa que gosto muito, a culinária e a música. Se algum de vocês já ouviu música enquanto cozinha, sabe que é uma experiência enriquecedora, pois enquanto você junta e mistura os ingredientes vai percebendo que aquilo se torna mais fácil (se você é assim como eu, então canta e adiciona os ingredientes, ou dança e adiciona os ingredientes hihihi ;P), estive pensando em alguma receitas incrivelmente boas nestas últimas semanas, e como no dia 13 de agosto era meu aniversário o Canal Sony, meu deu um incrível presente além dos outros que ganhei, o Canal Sony começou a passar o programa Top Chef Just Desserts que mostra que nem sempre as sobremesas são fáceis como pensamos que são e muitas vezes levam muito mais que açúcar em sua composição, às vezes é necessário transformar um drink em uma sobremesa, e então você imagina apenas o sabor do drink em algum tipo de pudim ou bolinho, porém é muito mais do que isso, ao deslizar o garfo pelo creme ou bolo e ao colocá-lo na boca, você deve sentir a essência do próprio drink, como se esse se materializa-se em algo sólido, deve sentir o álcool e no caso da margeia, também o sal, mas chega de Top Chef por agora, é algo que eu lhes recomendo, todo sábado no Canal Sony às 22:00.Top Chef Just DessertsPalette de Chocolate com molho cítrico

Enquanto digitava pra vocês, estava assistindo “Assassinato em Gosford Park” um filme até que bem legalzinho, e de repente me dei conta de que precisava comer algo bem doce, mas nada complicado e então me levantei do sofá e fui a cozinha, para preparar algo e vi uma fatiazinha de pão sobre a bancada, e, então logo pensei em uma torrada francesa, se você não sabe fazer uma torrada francesa então deve aprender, e eu vou ensiná-los. A primeira coisa que fiz foi colocar uma playlist para tocar no meu iPad novo (hihihihi é eu tenho um iPad) que começou com minha cantora favorita Adele Adkins, comecei a ouvir então Turning Tables. e lá vamos nós:image

Torrada Francesa (Doughnut French Toast)

INGREDIENTES:

1 Fatia de Pão

1 Ovo

30ml de Essência de baunilha

Leite image

Manteiga

GELÉIA

12 Morangos

50g (cerca de uma xícara de chá) de açúcar de confeiteiro

Suco de meio limão.

Método de Preparo ;p

1- Enquanto ouve Turning Tables (“Close enough to start a war, all that I have, is on the floor”) em uma tigela rasa, colque o ovo, o leite (um tanto necessário para formar uma mistura mais leve) e a baunilha e então bata tudo com o auxílio de um garfo ou fouet até virar uma calda amarelada e reserve (cante um poco para disfarçar o barulho.

2- Corte a fatia de pão nas diagonais e embeba-as na calda de ovos e baunilha e deixe-as descançar para absorver a calda.

3- Enquanto o pão absorve a calda vamos fazer a geléia, (à essa altura Turning Tables já havia terminado e deixado aquele vazio silencios que às vezes permanece entre uma música ou outra). Na jarra do liquidificador, acrescente os morangos (talvez você pense que 12 é demais, mas com os morangos seja generoso, eu por exemplo uso dúzias e dúzias de morangos quando quero deixar tudo mais saboroso) e o açúcar, esprema o meio limão por cima para dar um toque ácido à geléia e então ligue o liquidificador ( na minha playlist, no mesmmo instante começou “ Doin’ Your Mom” do Fatty Spins ( que meu amigo me passou pelo Bluetooth no bus noutro dia) é uma música bem engraçadinha, aumentei o volume para disfarçar a algazarra do liquidificador. Bata os morangos até virarem uma pasta, não bata demais pois eles virarão um liquido, pois se você não estuda Tecnologia de Alimentos como eu, precisa saber que os morangos são constituídos de 80% de água, RESERVE, após esse tempo, vire o ovo para que absorva bem de ambos os lados.

4- Em uma frigideira coloque cerca de 1 colher de sopa de manteiga com algumas gotas de oleo vegetal para impedir que a manteiga queime, é importante colocar em fogo baixo, para que o pão possa assar por completo e não ficar cru por dentro (como minha disse algumas edições antes dessa, eu não gosto nem um pouco de “raw food”) coloque as fatias de pão diagonalmente cortadas na frigideira  e observe-as para que não queimem (Minha playlist começou a tocar “Elephant Gun” de Beirut; se você assistiu a minissérie Capitu da Rede Globo deve conhecer essa música).

5- Após assadasas fatias diagonais de pãpo, polvilhe-as com açúcar de confeiteiro e coloque a geleia de morangpo ácida por cima, coma imediatamente e aproveite a música que toca ao fundo (no meu caso era “Cold War” da Janelle Monaé, se você não a conhece, deveria ouvir algumas músicas dela, e se você gosta de soul music então está de prato cheio.

image