Powered By Blogger

terça-feira, 7 de junho de 2011

Faça sua Reserva, com Elisa

Permita-me apresentar; me chamo Elisamar Hohensee, e acredito que estou aumentando o mimo de meu filho, escrevendo para ele na internet, porém, como a boa comida é minha paixão, vou apresentar aqui, alguns excelentes restaurantes nos quais já tive a oportunidade de degustar alguns dos mais variados pratos. Meu filho me impôs um limite de três (03) restaurantes por publicação e então vou obedecê-lo.
Nesse instante enquanto você lê esta publicação, eu não estarei mais digitando, e, estarei pensando em mais alguns restaurantes para escrever para a próxima terça-feira, mas imagine que ainda estou digitando a publicação, e, enquanto eu digito você a lê no mesmo instante, como se estivesse atrás de mim lendo o que escrevo em meu computador portátil, então aqui vai: pois aqui estou eu, num domingo à noite na casa de minha mãe que já foi citada neste blog mais cedo com o Baccalà Allá Vicentina, escrevendo e me lembrando de detalhes sobre restaurantes bons e ruins, mas acima de tudo, colocando nesta publicação a comida que está em alta neste momento e não aqueles pratos que estiveram nos menus, quando minha mãe ainda era professora universitária.
Comecemos então?
RAW FOOD (comida crua)
Quem acompanhou o seriado de TV Sex and the City deve se lembrar da divertida experiência das meninas num aclamado restaurante nova-iorquino de “raw food”. Muito em moda no EUA esta tendência pode ser experimentada no Deloonix por meio do trabalho do talentoso chef Júnior Belém. Como seria ousadia demais apresentar este tipo de comida, o cardápio inclui também pratos à base de peixe e frutos do mar. Já no couvert é possível ter uma idéia da criatividade do chef. Usando produtos orgânicos sempre que possível, os pratos são preparados com raízes, muitas frutas, verduras, sementes, castanhas e flores comestíveis e tem uma linda apresentação. Para que seja classificada como “raw”, a preparação do prato deve ser feitas a temperaturas de até 42°C, o que mantêm os nutrientes, a crocância e o frescor dos alimentos. Durante o almoço a casa oferece o menu  com entrada, pato principal, e, sobremesa, por R$35,00, com opções “raw” e outras tradicionais. Entre os pratos “raw” do cardápio , Canapé de Shiitake – shiitake coberto com pasta temperada de sementes de girassol orgânicas, servido com brotos variados (R$21,00) e Lasanha – feita com massa de abobrinha, queijo de castanha-de-cajú, shiitake, molho marinara e rúcula (R$32,00). A decoração é bem condizente com a linha do restaurante, é uma excelente opção, porém algumas pessoas, incluindo meu filho, acham que a “raw food” é um tantinho insossa, pois na maioria das vezes não inclui carne, exceto é claro em carpaccio.
Deloonix
Rua Bela Cintra, 1.709, Jardins
Fone (49) 3085-2071
DOUGLAS SANTI
Com formação em cozinha italiana clássica, o chef Douglas Santi passou por renomados restaurantes, sendo o mais recente o Dressing, e tem como seu mentor o chef Laurent, com quem trabalhou. Com 30 anos de idade, acaba de inaugurar seu próprio Restaurante, o Santi, onde pratica a chamada “cozinha de autor”. Entre as entradas, tortinha de polenta com carne de siri ao gratin de alho-poró, ou Carpaccio de carne de sol, agrião, alcaparras e queijo coalho ralado. Como prato principal, opções de massas, risotos, peixes, frutos do mar e carnes incluindo filé mignon, cordeiro, pato e codorna. Um dos destaques é o Magret de Pato com Confit de Escarolas e Presunto de Parma servido com um aromático Purê de cará ao molho de Baunilha (R$51,00). Há ainda uma vasta opção de deliciosas sobremesas, e uma boa carta de vinhos.  
Santi
Rua Amauri, 327, Jardins
Fone (49) 3167-1658

COZINHA ASIÁTICA
Até o fogão do recém inaugurado East, é especial para a execução dos pratos oferecidos, no seu comando está a chef Hellen Assunção, que trabalhou em restaurantes asiáticos em Londres, além de ter passado pela Tailândia, Burma e Laos. O diversificado cardápio, trás pratos vietnamitas, com a entrada Cha Gio- rolinhos crocantes de confit de pato e legumes, acompanhados de molho de ameixa japonesa. A carta de drinques é variada e divertida. O ambiente decorado pelo arquiteto João Armentano, completa a atmosfera perfeita para a degustação dessa riquíssima culinária.
East
Alameda Jaú, 1.303, jardins
Fone (49) 3081-1160

E encerrando essa publicação, peço para que a leiam, pois meu filho disse que se não houver muitas visitas ele cortará o “Faça sua Reserva com Elisa” do Kitchen Craftin’. Sim, meu filho é extremamente mimado e às vezes me assusta com seu caráter maligno e arrogante, porém é um excelente menino, inteligente, muito ligado à bioquímica e acima de tudo, ama a arte da culinária, e sabe cozinhar pratos esplêndidos.
Creio que tenham se divertido ao ler minha primeira publicação On-line, pois eu certamente me diverti escrevendo-a.
Elisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário