Powered By Blogger

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ovo cozido? WTF?

Misture um laptop, quase obsoleto, e um roteador de péssima procedência que já caiu no chão pelo menos umas três vezes, e terá um excelente motivo para deixar de postar em seu blog por no mínimo umas 24 horas, deplorável ;@, enfim, Olá queridos! (estava quase me esquecendo das boas maneiras :B). Se você se acha um expert em cozinha, por favor, reflita por uns segundinhos, como você cozinha um ovo. Pensa que é apenas colocá-los em uma panela de água fervente e esperar uns minutinhos, pois errou camarada. Você não pode dormir sem saber como cozinhar um ovo da maneira correta, vai em frente, me xingue e me chame de fresco, porém, existe uma seqüência correta a ser seguida para o cozimento de ovos.
Com uma colher, coloque o ovo em água fria, e assim que ferver, calcule o tempo de cozimento. Cozinhe por 7 minutos, se quiser a gema cremosa, e, por 9 minutos se quiser uma gema mais compacta; os ovos devem ser cozidos em fogo lento e para evitar as rachaduras na casca é melhor retirá-los da geladeira, por no mínimo uma hora antes do cozimento. Outra forma de evitar rachaduras na casca durante o cozimento é furar o lado arredondado da casca com uma agulha de costura, isso permite a saída do ar. Depois de cozido, escorra passe em água fria para interromper o cozimento e bata com o dorso de uma colher para quebrar a casca. Coloque o ovo numa tigela com água fria por alguns minutos, para facilitar na hora de descascar com as mãos. Para evitar o escurecimento da gema e a formação de uma aro esverdeado na superfície da gema é preciso esfriar os ovos imediatamente após o cozimento. O melhor é escorrer a água quente e colocar os ovos em uma tigela com água gelada; ovos cozidos podem ser guardados na geladeira. Caso estejam descascados, coloque-os em recipientes hermeticamente fechados. O melhor é separar as gemas das claras, pois as gemas duram dois dias e as claras até uma semana.
Perdoem a falta de gracinhas nesse post, porém, não estou muito satírico hoje ;S, mããs, vamos à receita TaDa (não pensaram que eu iria ensiná-los apenas a cozinhar ovos).
Rolinhos de Vitela com Presunto, Mussarela e Ovos
Rendimento: 8 porções
Preparo: 40 Minutos.
Ingredientes:
8 ovos cozidos
8 bifes de vitela
1 bouquet de sálvia, alecrim, tomilho e manjerona
8 fatias de presunto cozido
4 colheres (sopa) azeite de oliva
½ xícara (chá) de vinho branco seco (serve um Chardonnay ou Chenin Blanc, aah siim capaz é brincadeira minha :B)
½ xícara (chá) de caldo de carne
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Método de Preparo ;p
1.       Descasque os ovos (ah vá); limpe os bifes retirando os eventuais nervos e gorduras, coloque-os entre duas folhas de papel manteiga e bata levemente com o batedor de carne.
2.       Tempere a carne com o sal e a pimenta-do-reino e polvilhe com um pouco das ervas aromáticas picadas. Coloque sobre cada bife, uma fatia de presunto e uma fatia de mussarela, cortados na medida do bife, e um ovo cozido. Dobre as pontas da carne sobre o recheio, enrole bem apertado e enrole os rolinhos com 2-3 voltas de barbante de cozinha.
3.       Refogue os rolinhos em uma panela com azeite quente, virando-os com uma espátula para dourar dos dois lados. Regue com o vinho e deixe evaporar em fogo alto. Junte o restante das ervas, amarradas num pequeno maço como um buquê Garni (é um pequeno emaranhado de ervas aromáticas, que pode ser usado por mais de uma vez), tampe a panela e prossiga o cozimento em fogo médio por 25-30 minutos, ou até a carne ficar macia, regando alternadamente com um pouco de caldo de carne quente.
4.       No final do cozimento, descarte o maço de ervas, acerte o sal, e polvilhe com uma generosa pitada de pimenta-do-reino.
5.       Elimine o barbante de cozinha dos rolinhos e sirva-os bem quentes com o caldo do cozimento. Se preferir acompanhe com batatas cozidas no vapor.
Eles ficam crocantes por fora e extremamente macios e resistentes por dentro, não economize na pimenta-do-reino, pois ela é totalmente sugada pelo vinho, porém, não é um prato muito elegante, não pode ser servido como entrada, pois, é muito pesado e você não comeria o prato principal, e tampouco servido como prato principal, pois, é pequeno e duas porções em um prato é extremamente out. faça esse prato apenas para você ou sua companhia porém não sirva-o a terceiros e servir, não fale que tirou do meu blog :@, ( aaah capaz pode dizer sim).
Enquanto digitava a receite me lembrei de um incrível prato feito apenas com batatas e ovos, porem isso apenas na semana que vem, ah e també vocês vão conhecer os quandongs que são perfeitos para uma geléia de Parfait.
Espero que tenham gostado, e lembrem-se quando se trata de paladar, eu Calandro, entendo muito bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário